Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

ESTADOS CEREBRAIS E COMPORTAMENTOS

Tive recentemente acesso a um estudo de meus colegas norte-americanos em que estes defendem a existência de 5 estados cerebrais que conduzem a pensamentos, sentimentos e comportamentos que variam conforme o nível desses mesmos estados.

Por exemplo, quando estou a dormir estou num estado cerebral marcado por um conjunto de condições cerebrais que podem ser verificadas num eletroencefalograma (que mede as ondas elétricas cerebrais). Quando estou num "estado de fluxo", profundamente concentrado e quase em transe hipnótico (ou de atenção fascinada), estou num outro estado cerebral.


 Vamos então ver esses cinco "estados".

O "estado cerebral nível 1"
Origina o pensamento abstrato, sentimento de alegria e bem-estar,  boas relações íntimas,  atenção focalizada e seletiva e comportamentos óptimos.

O "estado cerebral nível 2"
Facilita mais os pensamentos concretos, o equilíbrio emocional, as relações amigáveis, um bom nível de consciência e um comportamento saudável.

O "estado cerebral nível 3"
Desce de qualidade. O pensamento torna-se mais rígido, as emoções são mais oscilantes embora as relações se mantenham cordiais, predomina já alguma desatenção ou desinteresse e os comportamentos primam pela moderação, sem entusiasmos.

O "estado cerebral nível 4"
O pensamento é reativo, as emoções revelam algum desequilíbrio, com extremos, a pessoa mostra algum desligamento da realidade (desinteresse) e os comportamentos chegam a ser doentios.

O "estado cerebral nível 5"
Predomina a irracionalidade do pensamento, o stress profundo, um grande desprendimento nas relações, obsessões e comportamentos destrutivos. A pessoa, neste estado, está no seu pior.

Nelson S Lima