Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

Os homens mentem mais, mas as mulheres...


Por muito que queiramos erradicar a mentira da sociedade, ela acontece muitas mais vezes do que poderemos imaginar e veio para ficar. Há mais população, mais complexidade, maior competição.....Ora então, isto são condições ótimas para a proliferação da mentira.

Até ao momento, todos os estudos revelam que o ser humano usa a mentira como instrumento social a fim de obter algum benefício. O problema é que todos somos mentirosos e nem os "santos" escaparam.

Há mentirosos compulsivos mas todas as outras pessoas, frequentemente, fogem à verdade, aos factos, mentindo. Numa simples entrevista de emprego as pessoas mentem para valorizar a sua imagem. Por exemplo, todas as pessoas entrevistadas dizem-se sociáveis e capazes de trabalhar em equipa. Neste caso, cerca de 30% mentem pois são introvertidas, tímidas e não gostam de trabalhar em grupo.

Há grandes mentiras e pequenas mentiras. Há mentiras perigosas e mentiras inofensivas. Seja como for, elas fazem parte dos relacionamentos humanos e muitas delas são apenas formas de fugir às responsabilidades. É o caso da pessoa que chega atrasada a uma reunião matinal e culpa o trânsito quando, na verdade, simplesmente se levantou tarde.

Não fiquemos surpreendidos. Outros primatas também usam da trapaça para enganar os seus companheiros. Truques, engodos e fingimentos são usados para arranjar parceira sexual ou para alcançar uma posição hierárquica no grupo. A mentira tem uma origem animal, biológica.

A MENTIRA HUMANA É PERIGOSA
O problema com o ser humano é que ele pode levar a mentira ao extremo e causar grandes danos, mesmo tendo consciência disso. Os psicopatas, que não se compadecem com os outros, usam a mentira e a falsidade com extrema habilidade.

Como para dizer uma mentira temos de reprimir uma verdade é difícil, por vezes, sustentar o engano. E é isso que leva a que, inadvertidamente, os mentirosos sejam desmascarados em muitas situações. Mas muitas mentiras (algumas de grande impacto histórico) nunca chegam a ser desmascaradas.

Há vários estudos científicos muito interessantes sobre esta matéria. Um deles confirma que os homens mentem mais do que as mulheres. Um dos momentos altos da mentira masculina é na sedução. Fiquem pois atentas, minhas amigas. E, senhores, acautelem-se. Tenho aqui um outro estudo que diz que as mulheres são boas detetoras de mentiras.

Nelson S Lima