Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

O VALOR DA MENTE CRIATIVA


Todas as ideias têm uma semente que um dia desperta. Pensemos um pouco nisto.

A propósito de sua obra, o artista plástico Picasso, revelou. em tempos. que começava suas obras com uma ideia qualquer que depois se transformava "noutra coisa qualquer".

Muitas dessas ideias, hoje pinturas célebres, valem milhões no mercado da arte. A mais valiosa é "Les Femmes d'Alger" (ver imagem) que, em 2015, foi vendida por 179,36 milhões de dólares.
Não causará estranheza ver números como aquele atribuídos a obras de arte. Já há muito tempo que a arte assumiu um lugar preponderante na cultura. Difícil, porém, é a qualquer talentoso ver o seu trabalho agraciado com valores tão elevados.

Não interessa discutir se todo este tipo de atividades artísticas e outras similares (o cinema, o futebol, etc.) merece, na verdade, tanto dinheiro (porque, em última análise, é de dinheiro que se trata e tudo o resto é relativo e entra no campo da subjetividade e da especulação teórica).

Mas eu trouxe esta matéria para aqui com uma finalidade: a de transmitir o essencial da questão: "tudo começa com uma ideia". Terá nascido assim a "ideia" que deu origem à "invenção da roda"? E a arte de construir a primeira embarcação da História? E a invenção da escrita? Provavelmente.

MANTENHA SUA MENTE ABERTA
Se assim é (e me parece que sim) agarremo-nos ao que interessa: a geração de ideias! Todos nós somos brindados com ideias, muitas delas sem indicação de sua proveniência.

Parece obra do acaso. Mas o "eureka!" - uma exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes (seculo II a.C.), significando "encontrei!" - não nasce do nada. Toda a ideia tem uma semente que um dia desperta. Muitos dos grandes sucessos do progresso humano nasceram assim, como sendo obra do acaso.

Todos nós somos "artistas". Todos somos "criativos" e também potenciais criadores de algo valioso, mesmo que esse algo seja modesto mas acrescente qualquer coisa de novo à nossa vida e à da comunidade humana.

Não deixemos fugir a "criança criadora" (Eric Berne) que há em cada um de nós. Treinemos a mente criativa. E façamos algo que nos mantenha numa certa dinâmica de mudança. A vida será mais interessante e saudável.

E que a educação escolar busque e promova a liberdade criativa dos alunos!

Nelson S Lima