Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

OS NOVOS "CONTINENTES" DO PENSAMENTO


Com o passar dos anos aumentei substancialmente a quantidade de leituras e aprendizagens que realizo cada ano, da mesma forma que a escrita e o exercício do reflectir devem ter quintuplicado ou muito mais.

Considero isto, a par de uma maior diversidade de contactos sociais e atividades, o factor responsável pelos (meus) ganhos obtidos a nível intelectual e afectivo na medida em que não apenas o meu acervo de conhecimentos e de informação recolhida se enriqueceu como modificou substancialmente a minha capacidade de olhar e entender o mundo (sempre me horrorizei com a ideia de ficar ultrapassado e passar a viver numa pacífica e inoperante ignorância).

Hoje, sinto uma segurança que, sem ser exagerada, me permite dizer que, qualquer surpresa na vida, mesmo que negativa, é mais um desafio bem recebido do que um problema assustador.

QUANDO CHEGAMOS?
Talvez isso seja o que entendemos por maturidade. Ela vai-se construindo ao longo do tempo mas só existe um momento a partir do qual sentimos que chegamos lá. Tudo o que percebemos (sentimos) antes foram ou são apenas frágeis (mas não inúteis) sensações de que atingimos os limites das nossas faculdades e capacidades.

Pode ser uma mera ilusão (e todos sabemos como as ilusões podem ser enganadoras) mas a tal maturidade necessita de elementos tão diversos como o sofrimento (emocional, intelectual, orgânico, existencial), múltiplas vivências, passagens por diferentes estados de consciência e muitas outras realizações.

E, mesmo agora, aqui chegado, eu sei que tenho ainda muito caminho a percorrer. Talvez ainda mais do que anteriormente. Tempo de partir em busca de novos "continentes" do pensamento!

Nelson S Lima