Todos temos dias difíceis. Podem fazer-nos perder a esperança e sobretudo a motivação para constinuarmos e em que temos de ir buscar energias não sabemos bem aonde. Algumas pessoas têm uma maior facilidade em enfrentar tais dias. Outras ficam quase paralisadas. Nesses dias o AGORA adquire uma amplitude extraordinária. O tempo parece andar mais devagar e, afinal, o que mais desejamos é que ele passe rápido. Contamos os minutos e as horas. Mudamos de estado mental e centramo-nos nos problemas.
A vida tem desses dias. Reservados para cada um de nós e nós sentimo-nos como se fossemos os únicos no mundo a sofrer. É uma situação extremamente desconfortável e, em certos casos, assustadora sobretudo quando o próprio futuro pode ficar em causa.
As palavras de conforto dos outros sabem-nos bem mas não chegam. No fundo, nós sentimo-nos sós com os nossos problemas. É que eles são nossos, mesmo que envolvam outros.
Dois conselhos vos posso dar:
- evitem decisões e comportamentos que mais cedo ou mais tarde vos irão trazer problemas. Protejam a saúde para correrem menos riscos de ficarem doentes e com isso sofrerem. Preparem-se para o futuro estudando, fazendo formação contínua, etc.;
- diante de um problema inevitável (com culpa nossa ou não) esforce-se por não se focalizar demasiado no "centro do furacão", isto é, no centro do problema. Distancie-se dele, distraia-se com algo, caminhe, apanhe luz, ingira chás relaxantes, faça alguma dieta e siga as instruções de quem possa ajudá-lo (um médico, um amigo, um mentor, etc.). Não se deixe mergulhar na solidão e na depressão pois isso sugá-lo-á como um redemoinho de água e o problema ficará mais difícil de resolver.
Os dias difíceis acabam por passar. Estejamos preparados para os enfrentar e vencer na certeza de que todos nós temos mais energia do que possamos imaginar. É essa energia que temos de carregar através de comportamentos saudáveis para preservarmos a saúde (iremos precisar dela) e mais conhecimentos e informação que nos vão enriquecer a nível intelectual (é que também iremos precisar desse reforço).