COMO O CÉREBRO CRIA MODELOS MENTAIS DE APRENDIZAGEM
Adquirir novas habilidades faz parte do nosso percurso como
seres vivos desde o nascimento. Algumas são inatas mas a maioria são adquiridas
através de aprendizagem e de uma prática bem sucedida (ou seja, uma prática
constante que aumente a qualidade do desempenho através do treino).
Um exemplo muito simples: aprender a conduzir um veículo.
Quem já o sabe fazer (com mais ou menos competência) recorda-se bem como foi
todo o processo de aprendizagem e habituação. Lembra-se também que, à medida
que se foi tornando mais habilidoso, mais o seu desempenho se tornou
automático. Ou seja, o cérebro foi registando numa memória chamada
"procedimental" ou "processual" (e de longo prazo) todos os
gestos e reações que o ato de conduzir passou a exigir libertando-se para
outras tarefas como estar atento ao tráfego.
Isto significa uma mudança profunda em diversas estruturas e
regiões do cérebro que constrói "modelos mentais" relacionados com a
atividade de conduzir. O mesmo se passa com tudo o resto que aprendemos na
vida, mesmo o conhecimento meramente teórico que fica como que
"armazenado" num outro tipo de memória (a chamada "memória
semântica", uma espécie de arquivo virtual imenso que se vai expandindo
sempre que acrescentamos novos assuntos).
As vantagens destes "modelos mentais relacionados com a
atividade (MMRA)" são inúmeras. Destaco apenas estas:
- um modelo mental MMRA permite-nos adquirir uma memória
extraordinária relacionada com a matéria aprendida e treinada;
- facilita a aquisição de novos conhecimentos e habilidades
relacionadas com a matéria (por exemplo, um automobilista pode aprender mais
facilmente a conduzir um outro tipo de veículo em menor tempo e com menor
esforço);
- um modelo mental ajuda-nos a filtrar informação, separando
aquela que é relevante da que é irrelevante (vantagem: liberta recursos mentais
para nos aplicarmos naquilo que realmente interessa na função, no caso em
estudo: conduzir);
- ajuda-nos a fazer previsões, a antecipar medidas e a
planificar rapidamente o que pode ser necessário realizar (por exemplo: antever
atempadamente um potencial risco de acidente);
- estes modelos mentais ajudam no reforço do
autoconhecimento;
- um modelo mental MMRA, seja ele qual for, nunca está
terminado enquanto mantivermos a atividade.
DICA: mesmo como passatempo adquira novas habilidades
(pintar, desenhar, escrever, fotografar, jardinar, etc.) e não se contente com
os mínimos. Tente sempre saber mais e melhor. É assim que os talentosos atuam
para chegar ao elevado desempenho. E é assim que alteram o cérebro.....para
melhor!