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DESENVOLVER HABILIDADES ALTERAM O CÉREBRO

COMO O CÉREBRO CRIA MODELOS MENTAIS DE APRENDIZAGEM

Adquirir novas habilidades faz parte do nosso percurso como seres vivos desde o nascimento. Algumas são inatas mas a maioria são adquiridas através de aprendizagem e de uma prática bem sucedida (ou seja, uma prática constante que aumente a qualidade do desempenho através do treino).

Um exemplo muito simples: aprender a conduzir um veículo. Quem já o sabe fazer (com mais ou menos competência) recorda-se bem como foi todo o processo de aprendizagem e habituação. Lembra-se também que, à medida que se foi tornando mais habilidoso, mais o seu desempenho se tornou automático. Ou seja, o cérebro foi registando numa memória chamada "procedimental" ou "processual" (e de longo prazo) todos os gestos e reações que o ato de conduzir passou a exigir libertando-se para outras tarefas como estar atento ao tráfego.

Isto significa uma mudança profunda em diversas estruturas e regiões do cérebro que constrói "modelos mentais" relacionados com a atividade de conduzir. O mesmo se passa com tudo o resto que aprendemos na vida, mesmo o conhecimento meramente teórico que fica como que "armazenado" num outro tipo de memória (a chamada "memória semântica", uma espécie de arquivo virtual imenso que se vai expandindo sempre que acrescentamos novos assuntos).

As vantagens destes "modelos mentais relacionados com a atividade (MMRA)" são inúmeras. Destaco apenas estas:

- um modelo mental MMRA permite-nos adquirir uma memória extraordinária relacionada com a matéria aprendida e treinada;
- facilita a aquisição de novos conhecimentos e habilidades relacionadas com a matéria (por exemplo, um automobilista pode aprender mais facilmente a conduzir um outro tipo de veículo em menor tempo e com menor esforço);
- um modelo mental ajuda-nos a filtrar informação, separando aquela que é relevante da que é irrelevante (vantagem: liberta recursos mentais para nos aplicarmos naquilo que realmente interessa na função, no caso em estudo: conduzir);
- ajuda-nos a fazer previsões, a antecipar medidas e a planificar rapidamente o que pode ser necessário realizar (por exemplo: antever atempadamente um potencial risco de acidente);
- estes modelos mentais ajudam no reforço do autoconhecimento;
- um modelo mental MMRA, seja ele qual for, nunca está terminado enquanto mantivermos a atividade.

DICA: mesmo como passatempo adquira novas habilidades (pintar, desenhar, escrever, fotografar, jardinar, etc.) e não se contente com os mínimos. Tente sempre saber mais e melhor. É assim que os talentosos atuam para chegar ao elevado desempenho. E é assim que alteram o cérebro.....para melhor!

Não, estes dois automóveis não estão a despistar-se; estão a praticar uma modalidade chamada "drifting", muito famosa no Japão, Inglaterra e Estados Unidos, em que os pilotos têm que adquirir uma alta habilidade em corridas em que as curvas são feitas em "derrapagem controlada", por vezes em grupos de 2 carros como na fotografia. Há momentos em que estas corridas se assemelham a autênticos bailados entre viaturas. O cérebro destes pilotos está mais desenvolvido do que os condutores de outras modalidades automobilísticas menos exigentes.