Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

PSICOLOGIA EXTREMA DA PERSUASÃO


Chama-se "túnel" ao processo de adesão incondicional a uma causa de tal forma que passamos a fazer parte de um mundo fechado e por vezes isolado com as suas regras, princípios, normas e obrigações e com as quais nos identificamos.

A entrada num desses "túneis" obriga-nos a despir o nosso ego e até perder um pouco da nossa identidade. Passamos a ter um número, uma alcunha ou qualquer outra identificação e a fazer parte de um grupo, uma seita, uma elite ou algo parecido. Entramos numa missão e tornamos-nos numa simples célula de um tecido maior onde as leis são muito próprias e inquestionáveis para manter a coesão do "grupo".

Nesta fase, entram em cena os rituais, hinos, cânticos, bandeiras e outros símbolos, obrigações e muito especialmente uma dedicação leal, indiscutível e insuspeita à causa. O transe hipnótico está muitas vezes presente.

A característica central do efeito de "túnel" é que ele separa os seus membros do mundo "exterior", libertando-os das amarras sociais em que estavam inseridos (familiares, amigos, etc.) e colocando-os numa posição de abnegação e subserviência aos ideais do grupo. As "deserções" são muitas vezes punidas, nos casos de grupos extremistas, com a morte.

Ao longo da história humana sempre existiu este efeito de "túnel" porque desde cedo se formaram organizações em torno das mais diversas causas. Esse tipo de organizações continua a proliferar, por vezes de forma secreta. O recrutamento faz-se hoje de forma mais direta e a internet é, por exemplo, um meio de captação. Muitos jovens aderem a "grupos" sem saberem que aquilo que buscam vai empurrá-los para um "túnel" que os engolirá como um "buraco negro".

Se há pessoas que sabem perfeitamente a que grupo ou causa estão a aderir, muitas outras, à procura de um abrigo para as suas carências e o seu isolamento social, acabam por ser apanhadas na rede como peixe indefeso. Entrarão no "túnel" e lá ficarão por tempo indeterminado. Uns sentir-se-ão felizes e integrados na disciplina e no espírito de missão a que aderiram. Outros talvez descubram, tarde demais, que o "túnel" é escorregadio e não permite voltar atrás. E que estavam (ou foram) enganados!

Nelson S Lima