Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

QUANDO OS LIMITES NOS TRAVAM


Herry Worsley, herói de nosso tempo!
Estou a escrever sobre o inglês Herry Worsley, de 55 anos, com experiência de combate na Bósnia e no Afeganistão. Já retirado do exército, dedicou-se, entre outras atividades, às grandes aventuras como aquela que fez dele o primeiro homem a ir sozinho do Canadá ao Pólo Norte (em 2003) e realiando também várias travessias no continente antártico.

Acompanhei as notícias da última aventura dele. O objetivo era chegar ao Pólo Sul caminhando sozinho cerca de 1 500 kms pelo grande continente gelado da Antártida tal como já fora tentado por Ernest Shackleton (em 1915).

Desta vez, a natureza foi mais impiedosa e já quase no fim da longa jornada ele atingiu o limite das suas forças. Ficou dois dias sem se poder mexer após o que morreria por esgotamento já no hospital de Punta Arenas, no Chile. Seria a jornada da sua vida, algo com que havia sonhado desde criança.

Antes de desfalecer ainda teve tempo de transmitir uma mensagem já com uma voz quase impercetível: "A minha jornada chegou ao fim. Fiquei sem tempo e sem capacidade física - "I have shot my bolt". Tinha estado 71 dias a caminhar penosamente contra as forças da natureza. Tudo terminou no dia 24 de Janeiro de 2016.

A sua determinação não deixará, porém, de inspirar outros a chegarem àquele difícil destino. O ser humano é assim mesmo: o desbravar horizontes, o alcançar metas e progredir em busca dos seus sonhos mais profundos.

Neste exemplo que aqui vos deixo, só a morte impediu este explorador de, finalmente, se tornar no primeiro a percorrer a Antártida a pé e chegar ao Pólo Sul. Ficou apenas a 48 quilómetros do objetivo.

Nelson S Lima