Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

MEU NOVO LIVRO EM CONSTRUÇÃO

Nosso cérebro: uma obra de engenharia biológica!

1ª Parte O UNIVERSO DAS NEUROCÊNCIAS   
Depois da "década do cérebro", nos anos 90 do passado século, que permitiu grandes avanços no conhecimento, estão agora a ser investidos bilhões de dólares em grandes projetos envolvendo instituições internacionais como a União Europeia, governos e instituições privadas. Destacam-se o Human Brain Project's financiado pela União Europeia, The BRAIN Initiative promovido pelo Governo dos Estados Unidos da América, o Human Connectome Project e o Allen Human Brain Atlas, os quais reúnem milhares de cientistas de diversas áreas desde a Antropologia à Biologia Evolutiva.
Os novos conhecimentos obtidos sobre o sistema nervoso têm permitido a expansão da neurociência aplicada a novos campos do universo humano como a neuroeducação, a neuroeconomia, o neuromarketing, a neuropolítica além das mais variadas aplicações médicas.

2ª Parte A MARAVILHA DO SISTEMA NERVOSO
Três características do sistema nervoso se destacam dos demais sistemas orgânicos: a rapidez de ação, a flexibilidade e a adaptabilidade.
O cérebro desenvolve-se através de um processo dependente da experiência e da estimulação. Ao longo da vida acumula um acervo formidável de conhecimentos que são registados num complexo sistema de memórias.
O conhecimento das estruturas do sistemas nervoso e de como interagem desde o interior das diferentes células neurais até aos grande grupos (redes) de células nervosas (neurónios, neuroglias, etc.) é imperativo para o avanço da ciência e da sua aplicação em diferentes áreas.

3º Parte NASCIMENTO E MORTE DO CÉREBRO HUMANO
O sistema nervoso forma-se cedo, no início da gestação, e desenvolve-se em diferentes ritmos conforme as várias etapas da vida revelando uma plasticidade extraordinária e uma interação ativa e necessária com o ambiente.
As funções do sistema nervoso são cruciais para a formação e desenvolvimento de todo o organismo e para os posteriores confrontos com os diferentes desafios da vida que ocorrem ao longo da infância, da adolescência, do amadurecimento adulto e da terceira e quarta idades.
O "envelhecimento cerebral" poderá ser um período longo de mais de 30 anos com maior ou menor perda de capacidades  devido ao aumento da esperança de vida. Nesta fase da vida, o sistema nervoso e em particular o cérebro estão sujeitos a numerosas anomalias e doenças

Nelson S Lima