Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

A NOSSA NECESSIDADE DE ACREDITAR


Estou um bocado farto das receitas de gurus que nos prometem códigos como "Os 7 princípios da realização pessoal", "Os 10 passos para a felicidade", "Como emagrecer em 30 dias" ou "Os 50 conhecimentos cruciais para viver melhor". Assemelham-se aos livros de dietas, que estão agora na moda.

É óbvio que muitas destas enumerações são produto de uma estratégia editorial. O cérebro humano gosta de certezas para acreditar. E não há nada melhor do que quantificar. Dá-nos uma ilusória perceção do mundo mas também gera uma grande confusão nas mentes menos habilitadas a jogar com números e cálculos.

Assim, a "qualidade de vida" parece depender do cumprimento do número exato de "leis", "regras" e "códigos". Isso empurra muitas pessoas para a necessidade de se preocuparem com o acessório esquecendo ou secundarizando o essencial. Esta situação conduz-nos a viver com aparências e a lidar com enganos.

É ERRADO QUANTIFICAR A VIDA
Imagine que você quer uma ajuda para ser feliz. Ora bem. Um grande número de pessoas preferirá um livro que lhes garanta, por exemplo, 20 pistas e em pouco tempo (há autores que já garantem mudanças revolucionárias em 10 minutos!!!). Não escolherá tão facilmente um título vago mesmo que este lhe prometa alguma coisa.

Vejam este exemplo: uma revista brasileira colocou na capa o seguinte título "Tudo o que sabemos sobre FELICIDADE está errado!". Tive a curiosidade de saber onde eu também, supostamente, estaria enganado. Procurei o artigo e eis que, no interior, tinha o título "A felicidade existe" e apresenta-o usando 9 dicas para lá chegarmos. Ou seja, aquelas dicas é que estariam certas e todas as outras erradas.

Pois eu não tenho assim tantas certezas quanto ao número de métodos, estratégias e dicas que me podem garantir mais saúde ou ser mais feliz. É que nas questões da vida e do bem viver os números não são assim tão decisivos.

Se formos contar os fatores que nos podem fazer felizes poderemos perder-nos pois é tudo muito complexo e feito de conexões impossíveis de enumerar. E aquilo que nos faz feliz é muito personalizado. O que faz feliz uma pessoa pode não satisfazer quaisquer outras. Até porque é também um assunto cultural. E então são inumeráveis as coisas que podem fazer as pessoas felizes. E mais ainda, quando analizamos este tipo de matérias, temos de levar em consideração os critérios que aplicamos. E isso pode fazer toda a diferença.

Sermos felizes ou elevarmos a qualidade de vida depende, em boa medida, da nossa atitude, das nossas possibilidades, das nossas oportunidades e até um pouco da nossa inteligência. Mas não me perguntem qual é - tudo somado - o número fantástico, milagroso e atrativo que isso daria (se eu lhe dissesse que para se ser feliz talvez precisaremos de contar mais de 100 fatores você muito provavelmente desistiria de continuar!). A tarefa parecer-lhe-ia muito trabalhosa. E seria mesmo.

E, para finalizar, cito o notável pensador francês Edgar Morin: "a felicidade é algo que depende de uma multiplicidade de condições e (...) o que causa a felicidade é frágil".

Nelson S Lima