Bem-vindo ao blogue do meu PROGRAMA EVOLUÇÃO E MUDANÇA

SIGA-ME NO FACEBOOK

Conheça também o meu face "Mais Saúde e Longevidade"

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE


"Um mundo sem pessoas seria um mundo sem Deus"- diz Harold Kushner
A propósito deste tema, Harold S. Kushner, autor do livro best-seller "Quando Acontecem Coisas Más às Pessoas Boas" escreveu, num outro livro, mais recente, "Saber Viver Num Mundo Incerto", o seguinte: "o desaparecimento dos seres humanos do nosso planeta implicaria o desaparecimento de Deus" (pág.104).

Também a propósito de um outro livro fantástico, de Alan Weisman, "O Mundo Sem Nós" (2007), Kushner diz que "num certo sentido, a questão não é se Deus salvará os seres humanos da extinção, mas se os seres humanos salvarão Deus de desaparecer em resultado da sua autodestruição (pág.105).

Finalmente, Kushner, que é um rabino muito conceituado e que até foi premiado pela Igreja Católica, afirma: "Se retirarmos os seres humanos do planeta, também retiramos Deus" e "um mundo sem pessoas seria um mundo sem Deus". 

Como é óbvio, Kushner fala do Deus criado pelo Homem, aquele em que as pessoas crêem porque precisam de acreditar. E isso é mais do que ter Fé. Fé outra coisa que está para além da racionalidade. É mais do domínio da emotividade. 

Eu creio que as pessoas estão de boa fé ao acreditarem e seguirem o "seu" Deus. Mas penso (reparem que não digo "acredito") que o "Deus" de que os crentes falam é uma outra instância que está para além de tudo quanto possamos imaginar, para além da minha compreensão.

Autores como Deepak Chopra defendem um conceito de Deus que é mais próximo do meu. Para aquele médico de origem indiana, Deus é algo mais do que o Deus popular que as pessoas adoram com alguma idolatria ingênua pelo meio. Deus é a inteligência que está por todo o Universo, por todo o mundo conhecido e desconhecido. É a essência da Vida. É imaterial. É pura energia e informação.

Atrevo-me a dizer que quando os estudiosos observam as estrelas mais afastadas do Universo ou quando investigam os processos que ocorrem em cada célula dos organismos vivos eles estão muito mais próximos de "sentir Deus" do que aqueles que a ele rezam todos os dias.

Por isso é que cada vez mais pessoas dizem, sem complexos, que a Ciência e a Espiritualidade andam de mãos dadas (ainda que os seus agentes teimem em dizer que não).

Ora, a meu ver, não há oposição. A VIDA, como eu a entendo, tem os dois "campos" entrelaçados: o espiritual (imaterial) e o científico (material). É por isso que há, muitas vezes, "milagres" e outros eventos que não entendemos ainda. E muitas mais horizontes que desconhecemos por enquanto.

Ver as coisas deste modo, obriga-nos a ter uma mente aberta. Sejamos crentes, ateus ou agnósticos.

Nelson S Lima
Dez 2017